sexta-feira, 9 de abril de 2010

Viral por todos os lados?

Depois de ler alguns coisas sobre o assunto e de algumas conversas com o "guru" desse lance de viral, Wagner Martins, antigo Mr.Manson, do velho Cocadaboa, adquiri o hábito de observar notícias na net tentando detectar de onde elas surgem e, quando estão desencadeando esse "comportamento de manada", desconfiar da sua possível origem "viral".

Não tenho qualquer talento pra a coisa, mas acredito que existam macetes já manjados dos caras que trabalham com isso, com a criação dessas ações. Essa coisa do "sem querer" por exemplo, já deu, né? O tempo todo certas empresas liberam "por acidente" alguma novidade na net, que não era pra ter "escapulido", o que acaba desencadeando o comportamento de mandada nos que tem acesso à informação divulgada "acidentalmente" antes dela ser tirada do ar. O cara sai se achando o iluminado porque viu o que não era pra ninguém ter visto, então ele sai espalhando.

É algo simples de fazer, você não precisa de nada muito elaborado, basta pegar um veículo de grande visibilidade na rede, soltar algo e retirar logo em seguida. Se esse "descuido" for percebido, pronto, tá feito o seu viral. Meio fuleiro, mas aparentemente eficaz. Na área de jogos eletrônicos, suspeito que seja algo muito freqüente. O caso que me levou a fazer esse post foi, particularmente, esse aqui.

Aí vem outra pergunta, será que não estão passando da conta, banalizando demais o uso desse recurso, de forma que, com o tempo, se possa esperar um efeito contrário, um aumento geral da desconfiança, fazendo com que mais e mais pessoas manjem a malandragem, o que pode levar à perda do efeito desse tipo de ação?

Aí já é aprofundar demais na reflexão... e essa nem é a minha praia. Deixo a questão pra quem mexe realmente com isso, caso interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário