terça-feira, 17 de agosto de 2010

Geolocalização e redes sociais para quem tem vida social


Criei meu profile recentemente no Foursquare e, quando perguntado se queria chamar meus amigos, respondi que sim. Como o sistema do Motoblur integra, nos contatos do celular, todo mundo de todas as redes sociais e, eu acho, até mesmo gente com quem em algum momento eu troquei e-mails usando a conta do gmail, então isso deve ter provocado uma considerável chuva de “spam” por aí.  Agora, vez por outra, aparece alguém no MSN perguntando “o que é esse Foursquare”.

Para usar o sistema você precisa de um cadastro no site e de um smartphone com GPS e compatível com alguma versão do client deles (tem para todas as plataformas) e de uma conexão com a internet nesse aparelho, 3G ou até Wi-Fi (nos raros locais que disponibilizam). O software do Foursquare, instalado no seu smartphone, usa o GPS para saber onde você está. Você tem, então, a opção de acessar informações sobre bares, cinemas, teatros, shoppings, etc. ao redor daquele ponto. Todos esses dados são fornecidos pelos próprios usuários, pois o sistema possui um esquema de “joguinho” para estimular o envio de dados sobre os lugares, atribuindo algo como medalhas aos profiles dos “desbravadores” que cadastram novos lugares.

Com os dados atualmente disponíveis, o sistema já é bastante interessante. Ele sabe mais de bares, restaurantes, e etc. ao redor da minha casa do que eu. Com a popularização, tende a se tornar ainda mais legal, pois vão ficando mais viáveis as possibilidades de interação com seus amigos. Avisar os amigos que você está num happy hour num barzinho novo, por exemplo, não vai mais requerer longas ligações telefônicas para falar para todo mundo o endereço e como chegar. Se o lugar for novo e não cadastrado, basta ir em “add venue”, cadastrar a novidade e fazer o seu “check in”, o que possibilitará aos seus amigos saber onde você está, do que se trata o lugar e ter acesso à rota para chegar até lá através do Google Maps. 

Aí vem aquele dilema da privacidade, mas tem gente que bota foto de calcinha no Orkut e acha um absurdo dizer na internet que se encontra num barzinho, com a localização do lugar. Acho contraindicado para quem tem muitos inimigos e é ameaçado de morte, ou então para um sujeito muito “sequestrável”, tipo quem aparece na revista Caras. De resto, não vejo tanto problema de segurança e privacidade. É uma rede social que se acopla a uma vida social, diferente dessas onde as pessoas passam o tempo inteiro enfurnadas, chafurdando a vida alheia no Orkut sem ver o mundo lá fora. A idéia é tão legal que o Facebook já tá se mexendo pra roubar

Nenhum comentário:

Postar um comentário