quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inusitado

Já tentou imaginar como é o dia de um desses caras que trabalham atrás desses balcões, com uma barreira de vidro entre ele e as pessoas por ele atendidas, num lugar por onde todo mundo passa apressado? Acho que essas estão entre as pessoas mais “coisificadas” nas relações de trabalho. É comum você vir distraído contanto dinheiro, chegar ao balcão com o dinheiro certo, fazer aquela transação qualquer, às vezes sem dar uma palavra, e passar.

O que me vez atentar pra isso, agora há pouco, foi um sujeito espirituoso pra caramba que atende num desses guichês onde se paga pelo estacionamento do shopping. Ali é que deve ser comum mesmo todo mundo passar batido, sem falar nem um “oi” pro cara, porque o preço nem varia, então não tem nada que te obrigue a dirigir qualquer palavra a ele. Eu, como sou mesmo distraído, cheguei ali catando umas moedas, já olhando lá pra fora, quando o sujeito começou a falar com uma voz estranha.

Demorei um pouco pra me tocar do que acontecia, até que percebi que ele imitava a voz da mulher da máquina que solta aquele bilhete do estacionamento na entrada. Aí comecei a rir, falei com o cara, e ele no final ainda soltou “O Iguatemi agradece a sua visita”, com a mesma voz daquela gravação irritante da cancela.

Não sei, talvez o objetivo do sujeito nem fosse me passar esse recado, de não tratar as pessoas atrás dos tais balcões como se elas fossem máquinas, mas interpretei assim, achei genial, e vou tentar falar pelo menos um “oi” pra essa gente maquinizada de agora em diante. Fiquei mesmo tão sensibilizado que se você, de algum grande grupo financeiro internacional, quiser aderir a essa causa, manda uma grana que a gente funda uma ONG pra tratar da autoestima dessas pessoas. Eu já passo e deixo um presente praquele gente boa lá.

3 comentários:

  1. hehehe Olha, eu sempre dou bom dia, boa tarde ou boa noite. Realmente a reação do cara foi peculiar, mas geralmente eu acho essas pessoas extremamente sérias, até grosseiras às vezes. O mais comum é eles não responderem ao meu cumprimento por exemplo... Esse cara deve ter te achado bonitinho! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu sinto um retorno. Percebo duas coisas bem claramente. A primeira é que quando digo 'grata, boa tarde' ao motorista de ônibus, ele responde. Quando em meio a isso ele ganha um sorriso, também ganho um. A outra é que, geralmente, quem desce depois de mim e vê essa troca faz o mesmo.

    ResponderExcluir