quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A marcha da família caretona online



Acho engraçada a grande massa tucanófila online repassando isso aqui como se fosse A BOMBA que vai fazer o Serra virar o jogo. O que não entra na cabeça desse povo é que nem todo mundo lê "guerrilheiro" como algo necessariamente negativo. Pasmem, vocês, boa parte dessas matérias não tem NADA de contrário à candidata Dilma. Isso é algo que surge apenas na leitura pobre de quem tem uma visão de mundo tacanha.

Essa matéria em questão, por exemplo, é inteiramente elogiosa e até entusiasmada com a chegada ao poder de uma mulher que combateu frontalmente uma ditadura militar, tendo sido torturada. Vocês não sabem ler, ou ficam repassando as coisas sem ler?

Uma guerrilha que se ergue contra uma ditadura militar é um movimento, via de regra, legítimo e até bem visto pela opinião pública internacional, por mais que essa inevitável constatação seja tão amarga para alguns, principalmente para parte da elite brasileira que tem uma visão distorcida do passado e põe o seu elitismo acima, até mesmo, do repúdio devido a uma ditadura que manchou por anos a história do país.

 É uma questão de visão de mundo. Eu não sou entusiasta de nada nessas atuais eleições. Estou nela totalmente como "observador isento". Cogito realmente anular tudo dia 3, mas uma coisa que me tem chamado atenção é o espernear incansável da tucanada e a falta de capacidade de se comunicar politicamente.

Sei lá quanto tempo faz que estão batendo nessa tecla "olha, a guerrilheira! assaltou banco, movimento armado, bla bla bla" e o povo não tá dando a menor bola pra isso. Estão tentando trazer a tona o "medo dos conspiradores comunistas" como faziam nos anos 60, estão até tentando mexer com dogmas religiosos, querendo por em pauta um possível apoio à legalização do aborto por parte da Dilma ou da Marina. Talvez patê de embriões seja a nova iguaria dos comunas comedores de criancinhas!

A verdade é que ninguém tá dando a mínima para isso. Na verdade a campanha tucana, agora, em pleno 2010, tá parecendo a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. A diferença é que, naquele tempo, os milicos mobilizavam vovós carolas, coitadas. Usavam a religiosidade das velhinhas para fazer esse joguinho cretino. Agora, em 2010, jovens “estudados” tentam fazer política usando o mesmo discurso. É a tragédia se repetindo como farsa, da forma mais clara.

É por essas e outras que a política em geral se torna algo tão desinteressante. De um lado a safadeza generalizada do carreirismo, do fisiologismo, por parte dos políticos profissionais. Do outro a total incapacidade de articulação de qualquer setor da sociedade. Uns hipnotizados pelo paternalismo da “nova esquerda”, outros pela própria caretice e conservadorismo requentado da velha direita.

E eu fico na janela vendo a banda passar tocando essa porcaria mais intragável do que um “rebolation” ou algo que o valha. Vez por outra a irritação transborda. Minha vontade é de realmente anular geral dia 3, mas talvez até lá essa tucanada de internet já tenha me convencido a ir votar no PT cantarolando Cazuza. “Vamos pedir piedade, senhor piedade, pra essa gente careta e covarde...”. É bom que essa palhaçada se encerra logo no primeiro turno. 
Published with Blogger-droid v1.6.0

4 comentários:

  1. Então... outro dia recebi aqueles emails com milhares copiados, de meu PAI, e nele dizia algo assim:
    "Não são os alunos das melhores universidades do país que escolherão o futuro do país... será gente que não tem escolaridade alguma e mal tem o que comer"...
    Daí por conhecer bem meu genitor, entendi que ele estava fazendo uma crítica... mas isto é uma coisa ruim???
    Dizer algo como: o povo do país está determinando o destino, soa como ameaça???
    Puts, juro que li como elogio - um pouco naif - do nosso processo político, mas sem dúvida como coisa positiva (independente do resultado...)

    ResponderExcluir
  2. hehehe Eu já tava inclusive pensando numa postagem próxima que vai exatamente nessa linha. Com o discurso do que hoje se ergue como oposição ao PT, os caras só são capazes de dialogar com seus pares. Eles usam seus próprios preconceitos de classe como premissas de todos os argumentos. O que acontece com isso é que aquele discurso não comunica NADA a quem não compartilha aqueles mesmos preconceitos.

    ResponderExcluir
  3. BESSSOLUTAMENTE oportuno...
    é exatamente isto que virou esta disputa... e talvez por isto a Marina tenha crescido tanto apesar dos pesares...
    é cutucada dentro de um segmento de interesses e preconceitos... perdeu o carácter 'político'... virou bairrismo eleitoral... Erraram feio, e a culpa é mais da própria "militancia".... algo como corintiano enviando email para corintiano tentando convencer o torcedor a torcer para o corinthians...

    ResponderExcluir
  4. Justamente! Vou fervilhar aqui sobre essas coisas pra ver se sai uma postagem legal! :)

    Cara, vamos continuar essas conversas! Depois vou agilizar aqui pra te adicionar como colaborador, se você quiser publicar algo por aqui eventualmente. O que eu acho legal nisso é porque não tem uma linha partidária ou ideológica definida. É apenas o exercício da crítica mesmo. Eu não sei conseguiria escrever sobre política num espaço onde eu tivesse de respeitar "amarras editoriais". :)

    ResponderExcluir