sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"E deus viu que isso era bom"

 

god-102209

Uma coisa estranha na narrativa do Gênesis é que, vencida cada etapa da criação, afirma-se "e deus viu que isso era bom". Agora, quando você é onipotente e onisciente, não dá pra saber que algo vai ficar bom antes mesmo de começar a fazer?

Comigo mesmo, que sou bem limitado, acontece às vezes de começar a fazer algo já sabendo que vai ficar bom... Esse texto, por exemplo, quando comecei já sabia que ele seria mediocre, mas segui em frente apenas porque ele valeria como uma provocação. E garanto que foi bem fácil fazer essa previsão.

Ocorre que, claro, o sujeito que escreveu aquilo, àquele tempo, não teve acesso à ciência ou a qualquer coisa assemelhada a um "método". Basicamente, o que garante o resultado e nos permite afirmar, antes de fazer, que algo vai ficar bom, é a qualidade da ideia e o método usado para a execução.

O texto, evidentemente, expõe as limitações do seu autor. Os homens que escreveram aqueles textos projetaram em deus, o personagem que estavam criando, suas próprias limitações. O que assombra é que milênios depois isso não fique perceptível.

3 comentários:

  1. Por isso que o nome do negócio aqui é acid drops! hehe!

    ResponderExcluir
  2. Intrigante é o Robert Crumb falando das escolhas dele em edições e traduções quando foi fazer o Gênesis em quadrinhos que estou lendo. Falando que é fundamental escolher uma bíblia bem escolhida, porque muitas edições/traduções são brutalmente modificadas pra propósitos manipulatórios. O cara acredita num deus, acredita que aquele texto foi escrito por ele, mas não tem o menor pudor de sair sacaneando com o texto pra que ele sirva melhor aos seus propósitos...

    ResponderExcluir
  3. É perceptível sim, mas a negação é forte.

    ResponderExcluir